A Gelateca foi criada em 2016 pelas artistas e educadoras Gabriela Piernikarz e Marcela Tiboni, que se uniram para construir um espaço colaborativo, coletivo, autônomo e público de livros e leitura.

Oi, gente! Tudo bem?

Ficamos muito felizes em escrever os posts sobre os projetos que admiramos.  Hoje falaremos sobre a Gelateca Colaborativa, um projeto de São Paulo que acompanhamos desde seu início e que tem muito a ajudar todos nós.  A Gelateca foi criada em 2016 pelas artistas e educadoras Gabriela Piernikarz e Marcela Tiboni, que se uniram para construir um espaço colaborativo, coletivo, autônomo e público de livros e leitura. A ideia é genial: instalar uma geladeira na rua e recheá-la de livros doados para que qualquer um pudesse pegar, trocar e ler.  Assim, a  geladeira torna-se uma biblioteca coletiva e pública, onde todos podem abrir, pegar um livro, levar embora, doar um livro, ler ali mesmo, trocar por outro.  

A Gelateca surge como uma chance de desapego e de novos apegos, vem como uma possibilidade de trapacear o sistema de consumo onde o comprar é substituído pelo pegar ou pelo trocar, torna-se um espaço de partilha de coleções literárias, de colaboração de construção coletiva e um local de descoberta de novos autores, títulos e temas.

Com a ajuda de amigos e conhecidos, elas conseguiram uma geladeira e iniciaram o projeto, no bairro da Pompéia, em São Paulo / SP. Desde o início,  houve grande interesse da comunidade local e o projeto chamou a atenção da imprensa e da Rede Sesc. A Gelateca já ocupou o espaço do SESC Pompéia em 2017; centenas de pessoas passaram por lá e deixaram suas contribuições de livros, e também levaram livros pra casa!

Atualmente, a Gelateca tem residência fixa na Travessa Roque Adoglio, uma travessa muito simpática no bairro Pompéia (São Paulo), que aos poucos está se tornando um novo pólo cultural, com programação musical, debates, atividades para crianças, entre outros. Se você mora em São Paulo e tem livros para doar, é só aparecer por lá, abrir a geladeira e deixar seus livros <3 Aproveite para dar uma olhada no que está disponível por lá e leve um livro também!

Se você tem uma geladeira ou freezer que não está em uso, pode entrar em contato por e-mail com a Marcela Tiboni, uma das criadoras do projeto, e colaborar com a iniciativa!

Para mais informações, conheça também as páginas da Gelateca no Facebook e Instagram

Galeria

POR: Craft Brasil 

Sediada em São Paulo, a Craft Brasil é a primeira plataforma digital brasileira de divulgação e promoção de produtores artesanais e marcas independentes.

Comentários

Fabricio cavalcante lima [ 02/01/2019 ]

quero saber mais novidade crochê cursos .

Comentar