Teu cronograma esta sendo cumprido? Tem semanas que é meio difícil e até mesmo impossível, as vezes passamos mais tempo apagando incêndios que acontecem no dia a dia do que cumprindo as tarefas diárias. Fica tranquilo(a) que isso é completamente normal. O importante é estar em constante movimento, tendo uma visão clara sobre onde se quer chegar para que a gente não se perca no meio do bombardeio.

E o que é essa “visão” que eu vivo repetindo? A visão é o seu sonho! Sonhos são anseios, é uma vontade permanente, viva e constante. Mas, como saber quais são nossos sonhos? Durante muitos anos eu não me permiti fazer essa pergunta e fui vivendo conforme a sociedade (e a minha faculdade) me guiava. No entanto, depois que li esse livro eu tive que parar pra repensar minha vida, e aí tudo clareou.

Muitas vezes relacionamos a falta de sonhos com a falta de tempo, mas Salomão nos mostra que um pequeno esforço em direção aos nossos sonhos (a nossa visão) é capaz de nos gerar uma enorme fonte de energia. Essa fonte de energia se chama esperança!

OK, mas como descobrir meu sonho e fazer ele me dar esperança? Salomão tira essa angústia com o Mapeamento de Visão e Steven Scott (o Autor do livro “Salomão o homem mais rico que já existiu”) nos ensina a colocar isso no papel.

Vamos lá? Pegue um caderno e uma caneta, mas não se preocupe em fazer perfeito nesse momento, pois com os dias seu pensando vai mudando e evoluindo.

1º Faça uma lista das áreas da sua vida que você gostaria de melhorar. Liste quantos você quiser.

Exemplo: Carreira, Saúde, Casamento, Espiritualidade…

2º Coloque uma área no topo de cada página e escreva os seus sonhos embaixo de cada uma.

Exemplo:

Página 1 – Carreira:

a) Ter um emprego que me dê motivação]

b) Ter estabilidade financeira…

Página 2- Saúde:

a) Emagrecer 4 kg

b) Ter um colesterol saudável…

3º Escolha o sonho mais importante de cada área e coloque um “*“na frente.

4º Escolha uma das áreas e o sonho que você estipulou mais importante (*).
Agora descreva de forma clara e precisa sobre esse sonho.

Steven Scott diz que essa descrição deve ter pelo menos uma ou duas frases, não mais de uma página. Eu estipulei como área mais importante a carreia e a meta de conseguir um emprego que me dê motivação, então minha descrição foi: “Conseguir um emprego que me dê impulso motivacional e intelectual, onde eu coloque em prática a minha capacidade”.

5º Tente desenhar ou encontrar uma imagem que sirva de representação gráfica ou símbolo de como seria a concretização desse sonho.

6º Em outra página escreva Metas e embaixo faça uma lista de metas para alcançar aquele sonho.

Exemplo: Emprego que me dê motivação

a) Procurar novos tipos de empregos

b) Estudar matérias que eu gosto…

Um pequeno esforço em direção aos nossos sonhos é capaz de nos gerar uma enorme fonte de energia. Essa fonte de energia se chama esperança!

7º Agora você precisa pegar as metas que você escreveu e fazer uma página para cada uma delas, intitulando “Passos para Alcançar as Metas”.

Embaixo de cada meta você deverá escrever os passos que deverão ser dados para atingir aquela meta específica. Exemplo:

Procurar novos tipos de emprego

a) Pesquisar empregos no Linkedin

b) Ler revistas sobre novos empregos

c) Enviar currículo…

8º Em seguida, caso algum dos passos envolva o cumprimento de mais de uma tarefa você deve criar a página “Passos para Realizar as Tarefas”.

Exemplo:

Pesquisar empregos no Linkedin

a) fazer meu cadastro no Linkedin

b) Configurar meu currículo.

Ler revistas sobre novos empregos

a) Pesquisar as melhores revistas

b)Comprar a revista pesquisada na banca de jornal

c) Ler a revista.


9º ÚLTIMA etapa! É a mais importante! Especificar os prazos para o cumprimento de cada passo e de cada tarefa.

Exemplo:

Fazer o cadastro no Linkedin – Dia 30 de abril, 2ª feira, das 12:00 às 12:30.

Configurar meu currículo – Dia 1 de maio, 3ª feira dia das 22:00 às 23:00.

Pesquisar as melhores revistas – Dia 28 de abril, sábado, das 10:00 às 10:30.

Comprar a revista pesquisada na banca de jornal – Todo domingo às 11:00.

Ler a revista – Toda 2ª, 3ª e 4ª das 12:00 às 12:30.


Ufa! Pronto. Simples, não? rs. Sei que dá trabalho, mas vale MUITO a pena! Não se desespere, não existe meta, passo e tarefa certa ou errada. Com o tempo você vai amadurecendo as metas e os sonhos e tudo vai fazendo mais sentido.

Não precisa cumprir todas as metas de uma vez, vá com calma!

O importante é começar e ter a consciência de que TODO sonho é possível de ser concretizado, apenas precisamos de paciência e planejamento! No meu mapeamento eu tenho metas para daqui 2 anos, pois dei preferência para outras metas de curto prazo e não tenho tempo de colocar todas no meu calendário sem prejudicar meu dia a dia. Não existe prazo para terminar o mapeamento! É um projeto para vida inteira!

Salomão ensina a sermos estrategistas, e nada mais essencial em uma estratégia do que o planejamento :] Guarde essas páginas em um lugar seguro e sempre que estiver desanimado(a) dê uma lida! A cada passo cumprido, a energia se renova e o universo vai girando a seu favor! Nos vemos na próxima¿ Espero ter ajudado! Obrigada e aproveite o feriado :]

Referência: SCOTT, Steven – Salomão o homem mais rico que já existiu – Rio de Janeiro:Ed. Sextante, 2011.

POR: Jessica Baroncelli Torretta 

Advogada, capricorniana, formada pela Universidade Católica de Santos e estudante de MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC (Instituto de Mercados e Capitais). Ela é apaixonada pelo trabalho dos artesãos, adora conhecer novas pessoas e evoluir ideias. No momento ela está com projeto de ajudar pequenas empresas a se protegerem e evoluírem, prezando pelo crescimento e bem estar profissional.

Comentar