Oi, gente! Tudo bem?

Este é um post dedicado a todos que têm pequenos negócios, tanto quem está no início como os que já estão avançados, com vendas, participando de feiras, com a marca forte, etc.

É muito importante estruturar o seu negócio e ter sempre em mente seus objetivos, isso vai te ajudar na tomada de decisões estratégicas, a fazer escolhas difíceis, decidir quando é a hora de investir no crescimento, e também para alinhar seus principais objetivos.

Por isso, vamos valar sobre o Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas, como é conhecida, uma ferramenta de planejamento estratégico que vai te ajudar a esboçar seu modelo de negócio. Vejam abaixo alguns dos benefícios de elaborar o Canvas:

  • Agiliza as suas decisões
  • Melhora a comunicação
  • Melhora a organização do negócio

Você vai ver que é bem simples de preencher, e com certeza no futuro te ajudará bastante.

Você pode baixar a imagem no app Modelo Negócios Canvas e SWOT, disponível para Android e iPhone. O Sebrae também desenvolveu uma ferramenta própria para você elaborar o seu Canvas, recomendamos bastante!

Fonte:
agencia.yesbr.com.br

 

O Canvas é um mapa visual, formado por nove blocos. Nossa sugestão é que você imprima o arquivo neste link – e preencha cada item. Fonte: viversemchefe.com

Vamos entender o que é cada um deles:

1) Proposta de valor:

Defina aqui o que sua empresa irá oferecer, e quais são os diferenciais do seu produto. Por exemplo, se você produz bordado, você pode definir qual será seu estilo e seus diferenciais, sua faixa de preço de vendas, o que você pretende fazer para destacar seu produto, etc.

2) Relações com o cliente:

Como serão as relações de sua empresa com os clientes? Como estão estabelecidas suas relações? Como você atenderá os clientes?

3) Canais:

Como seu cliente terá acesso aos seus produtos, e qual forma de pagamento ele irá utilizar? Por exemplo: você terá uma loja online, ou venderá em feiras, ou loja física, ou pelas redes sociais?

4) Segmento de mercado:

Qual o perfil de seus clientes e quem são os mais importantes? Qual é seu nicho? Defina gênero, faixa etária e localização.

5) Atividades-chave:

Quais atividades são essenciais para que você entregue sua proposta de valor (n. 1). Em outras palavras, o que você precisa fazer para “chegar lá”? Pense em cada passo, como: pesquisa por referências e materiais, produção das peças, fotografia, divulgação, etc.

6) Fontes de renda:

Defina todas as formas de obter receita, sempre tendo em mente a entrega e sua proposta de valor. Exemplos de fontes de renda: vendas através do Instagram, loja online, loja colaborativa, consignação com lojas físicas, workshops e oficinas, e por aí vai.

7) Recursos-chave:

Quais recursos serão necessários para realizar as atividades-chave? Do que você precisa? Por exemplo: materiais para produção, internet, escritório, equipe, etc

8) Parceiros-chave:

Liste quem são seus parceiros essenciais para o funcionamento do seu negócio. Seus fornecedores, serviços terceirizados, blogs, feiras, eventos, etc

9) Estrutura de custos:

São os custos necessários para você começar seu negócio. Lembre-se de listar tudo, incluindo internet, compras de materiais, anúncios, cursos, etc

Depois de terminar de preencher o seu Canvas, será muito mais fácil enxergar seus objetivos e o que será necessário para conquista-los! Então, mãos à obra!

Comentar